quinta-feira, 17 de junho de 2010

Momento desabafo e reflexão u_u

Pessoal, agora há pouco vi nas atualizações que um amigo meu entrou nesta comunidade. Caso algum de vocês não tenha orkut, eu resumo: a comunidade diz, de forma irônica, que toda a violência causada por filmes exibidos 'inconsequentemente' por emissoras abertas de televisão, no Brasil, moldaram o caráter de quem os assistiu, pois eram crianças. Neste post, tentarei mostrar a vocês o porquê de eu achar essa uma das comunidades mais ridículas que já vi.


Comecemos pelo nome: 'A tv aberta moldou meu caráter'.

Ok.

Qualquer pessoa que diga isso de uma forma não-irônica e não-cômica, tem sérios problemas. Pra começo de conversa, as mesmas pessoas que reclamam disso, poderiam muito bem sair da frente da tv, ir pra rua, conhecer pessoas novas, conversar, SOCIALIZAR Tá violento? Tá explícito? Tá erótico? Tá ruim? Não assista, pronto!

Cresci acostumado com a seguinte regra: TEM MEDO, NÃO ASSISTE! E eu era teimoso, assistia Brinquedo Assassino, Criaturas e tudo mais, em pleno Cinema em Casa do SBT, e de noite era um martírio pra conseguir dormir. Mesmo assim, creio que eram tempos dourados e que jamais voltarão.


Quem não se lembra também do falecido Cine Trash da Band? Aquilo sim era uma ótima opção para ver bons filmes de terror na TV aberta, digo isso pois sei que não passavam apenas filmes trash, mas muitos sérios também, como o remake de A Noite dos Mortos Vivos de 1990. Como era apresentado pelo mestre Mojica em forma de sua contraparte Zé do Caixão, ele é taxado até hoje como MESTRE DO TRASH, mesmo que seus filmes sejam todos dotados de temáticas sérias e macabras.

Ta, vou parar de puxar saco dele pq pessoalmente, dos poucos filmes dele que assisti, o único que me agradou foi Encarnação do Demônio (2007).

Mas não fujamos do assunto principal: o que mudou na censura aplicada nas emissoras de televisão? Muita e pouca coisa, ao mesmo tempo.

Se em 1998 lembro-me de assistir A Bolha Assassina derretendo gente em plena tarde, hoje podemos ver cenas praticamente eróticas e situações ridículas em novelas dos mais variados horários. Creio que esse mundo fantasioso onde todo mundo é rico e bem educado que as novelas passam é muito mais nocivo à mente das crianças do que qualquer alienígena assassino.

Até porque, naquele tempo as crianças realmente TINHAM MEDO de filmes de terror. Adolescentes, claro, ainda eram rebeldes e assistiam para provar sua coragem. Mas crianças, assim como eu disse anteriormente, SABIAM que iriam ficar com medo se assistissem, e a maioria não assistia.


Quanto à violência, não há do que reclamar contra. Se naquele tempo víamos bonecos possuídos matando, carros atropelando, vampiros decapitando e zumbis devorando pessoas em filmes completamente ficcionais, hoje vemos nos jornais coisas muito piores, infelizmente reais.

E o que falar da política atual no Brasil? O que comentar, a não ser que se trata de uma completa vergonha? Será mesmo que esse é um exemplo, um modelo melhor a se seguir, do que assistir filmes e desenhos completamente irreais e inofensivos?

Além disso, a mensagem que a TV de hoje tenta passar às crianças é falha e errônea. Exibem desenhos extremamente estúpidos e cheios de mensagens e lições de moral. Porra, até onde eu sei, um desenho animado serve para divertir, a educação ou mensagem é algo totalmente consequente. Mas o que se vê hoje são morais sem mais nada. Desenhos que deveriam ser para crianças de até 10 anos não divertem nem os de 7.

Além disso, na parte dos desenhos adultos, vemos apenas críticas de uns para os outros. Porém, deixo claro que por mais que eu diga isto, minha opinião sobre Os Simpsons ainda permanece a mesma: o desenho é FODA e não tem pra muer! Mas de um certo tempo pra cá, andam sendo criadas toneladas e mais toneladas de produções na mesma linha e usando até o exato mesmo tipo de linguagem. Pra que isso? Concorrência? Não quando são desenhos produzidos pelos mesmos estúdios, creio eu.


Sei que a essa altura desse texto devo ter atingido todos os itens que compõem as palavras hipocrisia e contrariedade, mas sei lá, minhas ideias são confusas e ainda não sei a melhor forma de me expressar quando a elas. E enquanto eu não encontrar o meio ideal, KISS MY FAT ASS =D

Falando nisso, percebi que to falando muito de mim ultimamente por aqui, o que acham disso? Pela primeira vez, decidi pedir a opinião de vocês, então comentem, meus fiéis 6 leitores! Também penso em fazer um vlog, mas minha webcam é um lixo e ainda o microfone é nela mesma, então o som sairia um lixo ><

Esse post terá uma continuação. Um dia.

Anyway, comentem, mostrem que vocês existem e que não estamos postando isso aqui só para nós mesmo!

4 comentários:

  1. Sua dialética não podia ser mais feliz Ramone!

    Concordo com tudo, praticamente...

    Se vc acha que foi "moldado" pela televisão, sinto muito, a culpa é sua.
    Via muito Power Rangers quando criança, e hoje não saio matando monstros gigantes pÔ!
    E eu tbm teimava em assistir filme de terror à noite, mesmo sabendo que eu não dormiria bem por uma semana... xD
    Mas tbm considero isso um fato que contribuiu pra minha infância ter sido tão mágica quanto foi... sinto saudades.

    ResponderExcluir
  2. ÉÉ, Reuel, tbm cresci com os Mighty Morphin' Power Rangers, infelizmente hoje em dia se vemos um conjunto de gente com tantas cores, o pessoal ja começa a chamar de 'banda' ....

    Triste!

    ResponderExcluir
  3. Muito triste mesmo...

    E o pior que hoje eu vi o impossível, Fresno tocando uma espécie de Heavy Metal...
    Não sei se é uma evolução ou uma ofensa mesmo..

    Aff manolo, deve ser DORGAS O.o

    ResponderExcluir