quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Fãs Idiotas

Hello everybody! Venho hoje para falar de algo que anda me incomodando ultimamente: gente que não sabe ser fã.


Primeiramente, o que é ser fã? A meu ver, ser fã é curtir demais alguma coisa, fazer daquela coisa uma das suas preferidas, saber defender e saber ver os defeitos (lembrem: NADA é livre de erros). Um fã normal sabe que provavelmente nunca terá contato direto com seu ídolo. Eles apenas admiram o trabalho dos artistas, reconhecem críticas dos outros (mesmo não concordando e às vezes até ficando irritados), mas mesmo assim se mantém como fãs.

Mas por que estou explicando isso? Simples: hoje em dia esse tipo de fã está cada vez mais raro. Os fãs "modernos" substituem o vazio de suas vidas com a adoração a alguém que faz algo que eles gostariam de fazer, mas não tem coragem (capacidade todos temos) ou chance para ir adiante. Eles não aceitam críticas sobre seus ídolos, são falsos, arrogantes e hipócritas ao extremo, pois acham que pertencem à outra categoria de fãs. Também se julgam no direito de se proclamarem "os melhores fãs" (lembram daquela história de "fã número 1? pois é), e qualquer pessoa que não seja tão fã quanto elas, é chamada de poser.


Bom, eu posso não ter ouvido todos os discos do Metallica, mas e daí? Eu fui ao show ano passado e adorei, foi um dos melhores dias da minha vida. Mesmo assim, Metallica (junto com Tankard) é uma das únicas bandas de thrash metal que eu gosto, pois as outras que ouvi desse estilo achei horríveis. Sou poser agora? Foda-se!

Para complementar uma parte do meu texto (e até resumí-lo), vou fazer algo que muitos """""CULTS""""" de internet passaram a fazer de uns tempos pra cá: vou quotar PC Siqueira. É, vou pegar uma frase que ele disse em um de seus vídeos e postar aqui, porque compreendo e concordo com ela completamente, e não para deixar meu post e meu blog mais "cults" para vocês. Enfim, é o seguinte:

Aí uma coisa que muito me intriga, é a necessidade das pessoas de acreditar que os seus ídolos são pessoas perfeitas. Parece que se você tem um ídolo ele não pode fazer nada de errado porque ele é a sua única esperança de que existem pessoas perfeitas no mundo. Bom, então deixa eu te contar uma coisa: a maioria das pessoas famosas elas usam drogas, e fazem coisa que sei lá, Jesus não aprova. A diferença é que ela não mostra pra você. A única diferença entre um ídolo infantil e um cidadão filho da puta comum, é que o ídolo infantil não mostra as coisas feias que eles fazem, e o cidadão comum a maioria das coisas que você vê é as coisas feias que eles fazem. A gente tem uma mania incrível de conseguir ver o pior das outras pessoas e o melhor da gente, ou daquilo que a gente gosta. Como se pra gostar de alguma coisa ela tivesse que ser perfeita, livre de falhas, e etc. Sei lá, você gosta da sua mãe e seu pai, e sua mãe e seu pai já fizeram muita coisa de errado na vida. Sério, sua mãe e seu pai já devem ter tomado altos porres, sua mãe deve ter saído com vários cafajestes antes de encontrar o seu pai, o seu pai pode se um cafajeste, você também pode se tornar um. Porque nesse mundo todo mundo é filho da puta, é tudo uma questão de quanto ela consegue não demonstrar isso. 

Sacaram? Se quiserem ver o vídeo, cliquem aqui.


Mas aí vocês dizem "Ah, mas tu viu Fanboys e achou maravilhoso, onde está o seu Deus agora?".

Peraí, peraí... Fanboys, para quem não sabe, é um filme de 2008 que fala sobre fãs árduos de Star Wars que planejam roubar uma cópia crua de A Ameaça Fantasma meses antes da estréia. Mas o que é diferente, é que aqui trata-se de um filme, aliás, não só isso, mas um filme-homenagem à saga Star Wars, feito por uma equipe e elenco de fãs da saga! É ficção, mas serve como uma base figurada para mostrar o quanto Star Wars é importante na vida dos fãs (e o quanto A Ameaça Fantasma estava sendo esperado, pra vocês terem uma pequena ideia de como foi a decepção na época...).

Não é um filme que quer mostrar que eles são mais fãs do que todo mundo, é um filme que quer mostrar que fãs de verdade vão até o final! Mas claro, é um filme, não é a realidade. Na vida real, nem todos os fãs são capazes de grandiosidades por seus ídolos, mesmo que alguns façam loucuras às vezes. Claro, tem também o fator amizade, a união do grupo de amigos no filme para passar por tudo, isso é bem comum e sempre é uma coisa em alta nesses filmes. Independente disso, esperam que tenham entendido o porquê de eu ter citado o filme aqui: é um exemplo de como fãs de verdade devem agir, sendo pessoas, e não desses seres do tipo AIN VEJO O FILME DESDE QUE NASCI, VOCÊ VIU UMA VEZ E NÃO SABE NADA.


Finalizando com mais uma imagem hipster de Tumblr/We♥It, digo só para que vocês pensem muito a respeito de seus ídolos. Eles NÃO SÃO livres de erros, eles NÃO SÃO completos exemplos de pessoas a se seguir. Vocês, assim como eles, são pessoas únicas, e como tais, devem ter cada um o seu estilo de vida. Se seu ídolo é um babaca e você o admira, não copie-o. Faça um favor ao mundo e seja o oposto do que ele é, para não ter que passar pelas mesmas merdas que ele passou (e se mesmo assim você ignorar e fizer isso, vai acabar se fodendo do mesmo jeito). Claro, todo mundo se fode, mas qual o sentido que cometer o mesmo erro que você já viu alguém cometer?



Pensem sobre isso.

Você tem um cérebro na cabeça.
Você tem pés nos calçados.
Você pode se encaminhar a qualquer direção que quiser.


E até mais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário